O secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, em 21 de Abril, numa conferência em Lisboa, referiu que o nosso país importava agora menos 500 milhões de euros por ano em combustíveis fósseis, contradizendo algumas vozes ligadas ao mundo empresarial que têm vindo a afirmar que as energias renováveis não contribuem para reduzir a dependência energética externa.
Portugal não tem combustíveis fósseis, também não precisa de centrais nucleares como alguns interesses económicos pretendem, muito perigosas para o meio ambiente e para a saúde, mas apresenta boas condições de produção de energias renováveis, do Sol, do vento e das águas, que é preciso aproveitar.
O vídeo que se segue apresenta-nos um pequeno documentário sobre energias renováveis.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Energia Renováveis reduzem importações de combustíveis
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Partículas muito pequenas e perigosas
A propósito das cinzas lançadas pelo vulcão, que entrou em erupção na Islândia, muito prejudiciais à saúde, como se falou nos meios de comunicação social, aproveito para referir que, para além desses materiais, existe um conjunto muito maior de partículas também capazes de provocar problemas graves à saúde do homem.
Há uma quantidade enorme de partículas em suspensão no ar, proveniente de diversas fontes, algumas naturais, outras originadas pelo homem, facilmente inaladas ou engolidas, causadoras de doenças ou até da morte.
O vídeo de hoje mostra-nos alguns problemas provocado pelo amianto, material constituído por feixes de fibras produtoras de um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar, muito perigosas.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Desequilíbrio provocado pelo álcool
Já se falou muito dos malefícios provocados pelo consumo do álcool. Hoje pretende-se mostrar o estado em que uma pessoa fica quando o consome em excesso.
O vídeo que se segue apresenta uma pessoa totalmente alcoolizada sem o mínimo controlo do equilíbrio corporal.